Quem somos

Uma oficina de soluções criativas

A Athos Jogos educativos desenvolve ferramentas de educação, autoconhecimento e cidadania através de jogos.  Antes de criar qualquer jogo, a primeira coisa que levamos em conta é “o que ele vai desenvolver? Para quem? Como? Que linguagens serão aplicadas? Na fórmula secreta de cada criação, estão elementos como:  

 

Sobre a criadora

Viviane Pascoal é arteterapeuta em formação, graduada em comunicação social/jornalismo, especialista em escrita criativa, educação e direção teatral, além de atuar em outras áreas do conhecimento como a tecnologia da informação e comunicação, desenvolvendo sites,   plataformas de educação a distância e sistemas personalizados. 

Criou, desenvolveu e produziu todos os jogos físicos disponíveis neste site, além de algumas experimentações na versão online.   Na especialização em Direção Teatral elaborou uma experiência imersiva que mesclava jogo teatral a um jogo de mesa, onde as pessoas percorriam por um tabuleiro gigante no  chão, onde cada casa estava relacionado a um desafio diferente.  Era para ser algo lúdico, didático, até mesmo ferramenta de ensaio para atores em processo de montagem teatral e construção de personagem. No entanto, quanto mais essa experiência era colocada em prática, mais se evidenciava que questões internas dos jogadores vinham à tona, eram colocadas em cena, verbalizadas, simbolizadas, e as emoções ocupavam seu lugar no palco.  O jogo estava indo muito além do que era esperado. Foi um salto quântico perceber que além do caráter artístico, teatral, pedagógico, havia uma potencialidade terapêutica no jogo a ser investigada.

O projeto ganhou forma no final de 2019 e estava pronto para ser lançado quando foi interrompido pela pandemia em 2020.  O período coincidiu com a formação como terapeuta MahaLilah,  um jogo hindu que tem como base a psicologia analítica, e a partir do qual é possível compreender os caminhos inconscientes que estão por trás das questões trazidas pelo jogador.    

Faltava então algo que pudesse unir o mergulho na psique humana com uma metodologia que me permitisse transformar o jogo (não só o MahaLilah, como os outros jogos físicos e vivenciais), de fato em uma ferramenta terapêutica. Em outras palavras, faltava ser terapeuta habilitada desenvolver um processo terapêutico a partir de ferramentas que trouxessem a tona os conteúdos internos da psique. A Arteterapia foi então peça fundamental para unir tantos elementos de forma harmônica e fundamentada, orquestrando diversos instrumentos de potências e belezas diferentes, mas que aprendem a compor uma melodia transformadora e transcendente. Técnicas expressivas, artísticas, jogos, MahaLilah, arte e terapia tocam juntos, a valsa da transformação.

Nossa história

Tudo começou com  esse tabuleiro aí do lado! O jogo #TABU. Um jogo adulto que derivou de uma peça de teatro com o mesmo nome. Uma produção da Cia Interato, que foi o trampolim para o surgimento dos jogos.  #Tabu, a peça, nasceu para provocar a juventude com questões sobre sexualidade, caminhos de vida, preconceitos, etc.  Em outras palavras, quebrar tabus.  

A ideia é que os personagens do primeiro espetáculo da companhia se reencontrassem anos depois. Mas o que levaria o professor, a aluna atrapalhada, a nerd e o valentão a estarem novamente juntos? Um misterioso convite para uma noite de jogos em uma república de estudantes.  Movidos por motivações diferentes, eles chegam ao local e encontram apenas um sala com um tabuleiro circular enorme, algumas cartas, um grande dado e anfitriões nada convencionais.  O jogo de tabuleiro surgiu como ferramenta de ensaio, mas acabou indo além da peça e existindo independente dela.

A primeira versão foi a adulta, com questões que hoje são abordadas pelo Jogo das Emoções, o Plural.  A versão atual, infanto-juvenil surgiu para atender ao pedido especial de um garotinho de então 7 anos, sobrinho desta criadora que vos fala, que se encantou com as cores e peças daquele tabuleiro e disse que queria um.  “Este é para gente grande. Mas a titia faz um para você até o seu aniversário”. E a titia fez!

Depois de Tabu, veio o Jogo do Pequeno Príncipe, O jogo das Emoções e o STOP, e outros que não são mais produzidos. O mais recente é o Jogo da BNCC, que acabou virando um projeto da  Educação Criativa, já que é parte do treinamento para professores, levando propostas práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.