DESENROLA NA ESCOLA

Informações

Descrição do jogo

Este jogo é uma maneira divertida de estudar, revisar os conteúdos escolares, fixar, desafiar a mente. Aquele momento de descontração quando a gente reaprende a brincar e convida o conhecimento para fazer parte da brincadeira. Este é o espírito de Desenrola na Escola. Pode ser aplicado por professores, conduzido pelos pais (imagina quanta troca não acontece apenas pelo fato de brincar juntos?), e mesmo entre um grupo de amigos que resolvem estudar juntos de um jeito inovador!

Benefícios

Auxilia na fixação dos conteúdos escolares envolvendo as disciplinas de  história, geografia, língua portuguesa, inglês, matemática, ciências, arte e cultura.

Desenvolve a criatividade

Agilidade de pensamento

Raciocínio lógico

Desenvolve habilidades socioemocionais e de relacionamento pessoal

Fortalece vínculos entre pais, professores e colegas de turma.

Como jogar

Preparação: separe para cada jogador: papel e caneta para anotar os pontos.  Deixe no centro os kits de cartas, a roleta e os dados.

Iniciando a jogada:  todos jogam o dado para definir a ordem dos jogadores. Quem tirar o maior número começa, seguindo a partir daí em sentido horário. Quem estiver jogando na escola, pode dividir a turma em pequenos grupos, e cada desafio é resolvido coletivamente.  Gire a roleta colorida para saber qual o desafio a ser realizado.

A maioria dos desafios é um jogo de STOP com temas específicos por matéria, assim, vamos retomar a REGRA GERAL DO STOP.

Pegue uma folha em branco e faça 5 linhas.

2 – Sorteie 5 cartas e escreva os temas no papel, dentro das divisões que você fez.

3 – Use a roleta alfabética para sortear a letra.

4 – Valendo! Escreva uma palavra ou expressão para cada tema, lembrando que ele deve começar com a letra sorteada. EX:  Parte do corpo humano com C: Cabeça.

5 – Quem terminar primeiro grita STOP.

6 – Todos devem parar de escrever e comparar as respostas. Verifique se as respostas são válidas, e some 10 pontos por respostas diferentes dos colegas, 5 pontos por respostas que tenham sido repetidas e 0 por temas não respondidos.

PONTUAÇÃO: De 0 A 50 PONTOS

Estas regras se aplicam às cartas STOP Ciências, Stop Arte e Cultura, Stop in English, Tá no Mapa e Stop na História.

Outras propostas como Tibitar (que não necessita de material) e o jogo das 4 operações (que são jogadas com dados inclusos no kit) estão especificadas no manual.

Gire a roleta, siga as orientações para realizar os desafios, e marque a sua pontuação no Quadro de Pontos. Vence o jogo a pessoa ou grupo que tiver a maior pontuação no placar geral ao final de todos os desafios.

E aí, na hora do estudo, você enrola ou desenrola?

 

Componentes

Uma roleta de 6 cores (cada cor traz um tipo de desafio onde você pode ou não fazer uso das cartas) , 5 kits de cartas com categoria, 8 dados (1 verde, 1 vermelho e 6 brancos)